Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





TURISMO RURAL NA BAHIA


O turismo rural na Bahia oferece uma experiência autêntica, misturando a riqueza da cultura local com a beleza natural do estado. É uma ótima opção para quem quer fugir do óbvio e vivenciar de perto a rotina e as tradições do interior.

Na Bahia, na década de 80, teve início alguns planos de desenvolvimento regional inserindo o turismo rural por parte de entidades ligadas à agricultura nas regiões mais distantes do sertão, bem como com produtores de sisal na região de Valente, demonstrando a potencialidade da atividade. Ao longo dos anos 90, capitaneado pelo SEBRAE e iniciativas particulares, surgiram programas de fomento ao turismo rural em regiões do Recôncavo Baiano, porém muito timidamente, e aquém da potencia turística do Estado. O Governo do Estado da Bahia somente a poucos anos, reconheceu o potencial da atividade como complementar ao turismo cultural e de sol e mar, um dos maiores destinos nacionais de turismo. Turismo Rural Comunitário também merece destaque especial pela organização comunitária e qualidade dos produtos. 

O número de propriedades rurais envolvidas com o turismo rural vem aumentando ano após ano. Ultimamente, os hotéis-fazenda não têm sido procurados apenas para lazer, mas para congressos, encontros, reuniões de empresas, seminários, convenções,  casamentos, aniversários, festas familiares e de grupos de trabalho, entre muitos outros eventos. E não pára por aí. Também têm sido a opção de muita gente para descansar, não somente no final de semana mas em ocasiões especiais como Carnaval, Natal, Reveillon e, principalmente, o São João. Valorização da fruticultura de forma em geral e grandes festas da víndima são novos atrativos locais.

O calendário de atividades já está pronto e prevê uma série de atividades, como cavalgadas, provas de enduro eqüestre, manifestações culturais regionais, dias de campo e reuniões. Uma programação bem variada, a fim de tornar o turismo rural cada vez mais atrativo.

Permitido somente para as propriedades produtivas, o turismo rural tem garantido uma inestimável contribuição para o desenvolvimento do interior, pois se constitui em um instrumento de divulgação das características econômicas das diversas regiões e municípios, promovendo as atrações turísticas, estimulando o consumo e atuando como fator responsável pela geração de emprego e renda.


Onde e o que fazer

A Bahia tem diversas regiões que se destacam no turismo rural, cada uma com suas particularidades. As opções vão desde o interior do estado até a zona rural do litoral, oferecendo atividades para todos os gostos:

  • Chapada Diamantina: Famosa por suas paisagens de tirar o fôlego, a região conta com fazendas que oferecem cavalgadas, trilhas e a oportunidade de conhecer de perto o cultivo de café e a produção de doces caseiros. Cidades como Lençóis e Mucugê são pontos de partida ideais.

  • Zona Cacaueira (Sul da Bahia): Em cidades como Ilhéus e Itabuna, você pode visitar fazendas de cacau, participar da colheita e do processo de produção do chocolate, além de saborear a fruta in natura e seus derivados. É uma imersão na história e na economia da região.

  • Recôncavo Baiano: Próximo a Salvador, essa área histórica permite que você explore engenhos de cana-de-açúcar, deguste cachaças artesanais e conheça a culinária local em propriedades rurais. Santo Amaro e Cachoeira são cidades com grande potencial.

  • Sertão Baiano: Para uma experiência mais rústica e de contato com a caatinga, você pode visitar comunidades rurais que oferecem a chance de participar de atividades como a criação de animais, a produção de queijo de cabra e a vivência da cultura sertaneja.


Atividades para vivenciar

Nas propriedades de turismo rural baiano, você pode participar de atividades que conectam você diretamente com o ambiente e a cultura local:

  • Aventura e Natureza: Trilhas, banho em rios e cachoeiras, passeios a cavalo, observação de pássaros e fauna local.

  • Gastronomia e Tradição: Participação na colheita e preparo de alimentos, degustação de pratos típicos, produção de doces, queijos e cachaças.

  • Cultura e História: Visitas a casarões históricos, participação em festas tradicionais e contato com as comunidades locais.

O turismo rural na Bahia é uma excelente forma de apoiar a economia local e se conectar com a essência do estado, vivenciando a tranquilidade e a hospitalidade do povo baiano em um cenário de beleza incomparável.

 

 

 

 

 

Na Bahia, na década de 80, teve início alguns planos de desenvolvimento regional inserindo o turismo rural, por parte de entidades ligadas a agricultura nas regiões mais distantes do sertão, bem como com produtores de sisal na região de Valente, demonstrando a potencialidade da atividade. Ao longo dos anos 90, capitaneado pelo SEBRAE e iniciativas particulares, surgiram programas de fomento ao turismo rural em regiões do Recôncavo Baiano, porem muito timidamente, e aquém da potencia turística do Estado. O Governo do Estado da Bahia somente a poucos anos, reconheceu o potencial da atividade, como complementar ao turismo cultural e de sol e mar, um dos maiores destinos nacionais de turismo ( ARQUIVO ANEXO)

Carta Bahia de Turismo Rural

© 2025 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.