Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





TURISMO RURAL NA PARAÍBA

 

O turismo rural na Paraíba é uma excelente opção para quem busca experiências autênticas em contato com a natureza e a cultura local. O estado oferece diversas atrações para os amantes do Turismo Rural. No Cariri Paraibano, encontramos a peculiar Festa do Bode Rei no Município de Cabaceiras. O Bode Rei é um curioso concurso anual de produtores rurais que se reúnem para a eleição do bode rei, escolhido por critérios de beleza, porte e desenvoltura.

A região do Cariri Paraibano é ideal para quem gosta de aventura se destacando pela grande quantidade dos lajedos graníticos, um dos mais notáveis conjuntos arqueológicos das Américas, como o impressionante Lajedo de Pai Mateus, inúmeros fósseis de animais pré-históricos e agricultores familiares, produtores rurais de pequeno e médio porte que ali participam de projetos turísticos rurais e de preservação e conservação ambiental resultante de uma integração salutar com a natureza e no convívio harmônico com a comunidade local.

Outra região de singela identidade é o Brejo Paraibano, baseado na produção da cana-de- açúcar, nos engenhos e alambiques, o produto de origem local ofertado. A região do Brejo paraibano famosa pela sua natureza exuberante, clima agradável os municípios históricos como Areia, Bananeiras e Pilões oferecem o Roteiro do Brejo explorando fazendas históricas, trilhas na mata atlântica, e a culinária típica da região, os engenhos conhecidos pela produção de cachaça e rapadura e nos últimos anos pelo Turismo Rural.

Outro roteiro ofertado pela Paraíba é a Rota Caminhos do Frio que acontece durante os meses mais frios do ano em vários municípios do interior como Alagoa Grande, Alagoa Nova e Serraria. Os visitantes podem participar de festivais culturais, degustar comidas típicas e conhecer o artesanato local.

Em ambos os roteiros é possível vivenciar o turismo comunitário rural pois algumas comunidades locais oferecem experiências em que os visitantes podem se hospedar em casas de famílias locais, participar de atividades agrícolas e aprender sobre a vida no campo.

A Paraíba também possui várias áreas de conservação ambiental, como o Parque Nacional do Catimbau e o Parque Estadual da Pedra da Boca, onde é possível fazer caminhadas e trilhas em meio à natureza e ao fim do dia se hospedar e viver na ruralidade.

Destaque para o Município de Natuba com produção artesanal de vinhos e realização da Festa da Uva, com vários produtores locais de vinhos, uvas, geleias e artesanatos, novidades de pequenos produtores da região que está se posicionando como o novo destino da ruralidade.

 

Na Paraíba as atividades de turismo rural contam um pouco da história deste povo, desde as tradicionais cachaças produzidas em engenhos da época de um Brasil Imperial até aquelas produzidas em pequenas propriedades da agricultura familiar com esmero e carinho, mas principalmente em comunidades rurais onde o turismo rural é protagonizado pela mulher. O turismo rural é uma excelente opção para quem busca experiências autênticas em contato com a natureza e a cultura local. 

 

O Estado oferece diversas atrações para os amantes do Turismo Rural como no Território do Cariri Oriental com algumas experiências bem-sucedidas de convivência com o Semiárido desenvolvidas por agricultoras e agricultores rurais, jovens, artesãs e artesões voltadas para o manejo de ovinos e caprinos, preservação de recursos naturais, produção associada ao turismo, preparação de alimentos a partir de diversidade de produtos da região e organização comunitária, que merecem ser conhecidas. São atividades, que valorizam o patrimônio cultural, ambiental, social e econômico e algumas destas serão visitadas com o objetivo de fortalecer a disseminação de conhecimentos sobre temas relevantes para o Semiárido.  Cabe ressaltar que algumas das experiências visitadas tem grande potencial, mas ainda não adotam a atividade de turismo como diversificação da renda para a propriedade. Algumas estão em processo de implementação e outras em reflexão sobre o tema e viabilidade. 

 

Nesta região também encontramos uma peculiar Festa do Bode Rei no Município de Cabaceiras, um curioso concurso anual de produtores rurais que se reúnem para a eleição do bode rei, escolhido por critérios de beleza, porte e desenvoltura.

 

A região do Cariri Paraibano é ideal para quem gosta de aventura se destacando pela grande quantidade dos lajedos graníticos, um dos mais notáveis conjuntos arqueológicos das Américas, como o impressionante Lajedo de Pai Mateus, inúmeros fósseis de animais pré-históricos e agricultores familiares, produtores rurais de pequeno e médio porte que ali participam de projetos turísticos rurais e de preservação e conservação ambiental resultante de uma integração salutar com a natureza e no convívio harmônico com a comunidade local.

Outra região de singela identidade é o Brejo Paraibano, baseado na produção da cana-de- açúcar, nos engenhos e alambiques, o produto de origem local ofertado. A região do Brejo paraibano famosa pela sua natureza exuberante, clima agradável os municípios históricos como Areia, Bananeiras e Pilões oferecem o Roteiro do Brejo explorando fazendas históricas, trilhas na mata atlântica, e a culinária típica da região, os engenhos conhecidos pela produção de cachaça e rapadura e nos últimos anos pelo Turismo Rural.

Outro roteiro ofertado pela Paraíba é a Rota Caminhos do Frio que acontece durante os meses mais frios do ano em vários municípios do interior como Alagoa Grande, Alagoa Nova e Serraria. Os visitantes podem participar de festivais culturais, degustar comidas típicas e conhecer o artesanato local. Em ambos os roteiros é possível vivenciar o turismo comunitário rural pois algumas comunidades locais oferecem experiências em que os visitantes podem se hospedar em casas de famílias locais, participar de atividades agrícolas e aprender sobre a vida no campo.

A Paraíba também possui várias áreas de conservação ambiental, como o Parque Nacional do Catimbau e o Parque Estadual da Pedra da Boca, onde é possível fazer caminhadas e trilhas em meio à natureza e ao fim do dia se hospedar e viver na ruralidade.

Destaque para o Município de Natuba com produção artesanal de vinhos e realização da Festa da Uva, com vários produtores locais de vinhos, uvas, geleias e artesanatos, novidades de pequenos produtores da região que está se posicionando como o novo destino da ruralidade.

TURISMO RURAL NA PARAÍBA Revista Host

A 7ª RURALTUR 2011 será realizada no Espaço de Eventos da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em área coberta constando de 40 stands de (9m2), onde os expositores regionais demonstrarão suas experiências e colocarão em exposição seus produtos e serviços. A 7ª RURALTUR – Feira Regional de Turismo Rural irá promover o segmento do turismo rural apresentando destinos, agências, empreendimentos, serviços, rotas e roteiros, bem como proporcionará discussão e debates para a melhoria do segmento, através do 2º Seminário Nordeste de Turismo Rural, que acontecerá durante o evento. Para incrementar ainda mais as oportunidades geradas durante a Feira, será realizada a 7ª Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste onde empresários do turismo rural poderão reunir-se com receptivos e agências de turismo para firmar parcerias e fechar negócios

Paraíba Rural


© 2024 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.