Segundo o Estudo Preliminar da Cadeia Produtiva do Turismo Rural no Brasil (Instituto Brasil Rural e IICA, 2013), uma cadeia produtiva refere-se ao conjunto de etapas pelas quais passam e vão sendo transformados e transferidos os diversos insumos em ciclos de produção, distribuição e comercialização de bens e serviços. Entender uma cadeia produtiva implica no entendimento da divisão de trabalho, na qual cada agente ou conjunto de agentes realiza etapas distintas do processo produtivo, facilitando assim as discussões de formulação de estratégias para o setor.
Entender a Cadeia Produtiva do Turismo Rural considerando que em uma área rural produtiva e prestadora de serviço turístico há uso comum de mão de obra, insumos e gerenciamento voltada tanto para produção rural como para o turismo é reconhecida a interface entre a cadeia da agro produção local e do turismo.
Na cadeia produtiva do turismo rural a estrutura da governança tem distintos atores, que são fornecedores (empresários de turismo rural), os distribuidores (agências, operadoras e sistemas de vendas), consumidores finais e instituições de apoio públicas e privadas, formadas por representantes da administração pública federal governos estaduais e municipais com suas agências locais de promoção turística, as universidades, institutos de desenvolvimento, caracterizando-se por uma forte heterogeneidade na oferta das atividades e formas de prestação de serviço. O arranjo produtivo integra atividades de hospedagem, transporte, recepção, entretenimento e alimentação, consorciada com a oferta da produção associada agrícola e do artesanato local, além da venda dos produtos primários como frutas e verduras e produtos transformados da agroindústria como queijos e doces.
Em seu contexto mais amplo, a cadeia do turismo rural compreende um conjunto de atividades que geram muitos produtos a partir de vários insumos da produção rural e do turismo, programas setoriais, política tributária, legislação, fiscalização, gestão interna das empresas, infraestrutura, estruturas de governança e a estrutura de mercado, são realidades a serem consideradas estrategicamente.
Nesta cadeia produtiva, ao Poder Público Municipal compete propiciar um ambiente favorável para o Turismo Rural, através de políticas públicas consistentes e programas que fomentem esta atividade com base na valorização da ruralidade, conservação do meio ambiente e a articulação interinstitucional e intersetorial, fortalecendo a identidade local e destaque nacional.
No Brasil, apesar de uma grande concentração de oferta de produtos nas Regiões Sul e Sudeste percebe-se a disseminação da oferta de produtos de turismo rural por todas as demais regiões do Brasil. A estrutura da cadeia produtiva de turismo rural nacional nos últimos anos tem-se descentralizado, pulverizando-se pelo Centro-Oeste e Nordeste, sendo o Norte a nova fronteira.
OUTROS
1) LINK DE ACESSO DO PROGRAMA DE TURISMO RURAL NO PARANÁ
http://www.setu.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/programas/programa_turismo_rural.pdf
Programa de Turismo Rural no Paraná | |
Programa de Turismo Rural no Paraná Fonte Secretaria de Turismo do Estado do Paraná |
Estudo de avaliação do setor de turismo desenvolvido no espaço rural do Distrito Federal e em áreas específicas do entorno | |
Estudo de avaliação do setor de turismo desenvolvido no espaço rural do Distrito Federal e em áreas específicas do entorno. Brasília: Sebrae/DF. 2007. 144 p. 1. Micro e Pequenas Empresas. 2. Turismo Rural. 3. Diagnóstico. 4. Distrito Federal. 4. Título. CDU 379.85(813.8) |
Campos Gerais no PR: Uma nova experiência | |
Campos Gerais no PR: Uma nova experiência |