Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





TURISMO RURAL

TURISMO RURAL: SENSAÇÃO DE INTERIOR, CHEIRO DE TERRA, MAS, EMPREENDEDOR, PROFISSIONAL E ARTICULADO.

A Organização Mundial do Turismo estima que o Turismo Rural, é um segmento turísticos com grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o  turismo rural. E a mesma fonte indica que o turismo rural apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%, o que denota uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados. Também prevê que o número de produtos que se oferecem aos turistas rurais aumentará notadamente nos próximos cinco a dez anos .

 

Mas, o que podemos considerar como Turismo Rural ?  Sem dúvida, aquele turismo com cheiro de terra que utiliza como elemento vital os recursos culturais do território rural, que leva a viagens ao universo ambiental, artístico, histórico e vivencial, como a roda de viola ou as cavalhadas  e que também permite a integração com o cotidiano da roça, e a lida do campo. E com princípios fundamentais que regem o segmento, sendo a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade do produto, a harmonia e sustentabilidade ambiental e a identidade e o envolvimento da comunidade local

De maneira geral, desde os anos 50, as atividades turísticas rurais são consideradas estratégias de desenvolvimento local em muitos países ao norte e centro da Europa; a partir dos anos 70, nos países do sul da Europa e Estados Unidos; na década de 80 na América Latina e dos anos 90 até hoje em alguns países do continente africano, na Oceania e no Japão.  Hoje, em pleno século XXI, na era das mudanças, o fenômeno turístico rural apresenta-se diretamente relacionado ao reconhecimento de novas realidades sociais e ambientais, com a utilização de diferentes espaços naturais e rurais.

As atividades turísticas no espaço rural brasileiro começaram a se desenvolver há aproximadamente 20 anos, e, ainda, confundem-se em seus múltiplos conceitos e verdades. E têm-se notícia, no município de Lages, Santa Catarina, do surgimento dos primeiros empreendimentos empresariais turísticos. Graças a esse movimento pioneiro, o município foi batizado de Capital Nacional do Turismo Rural, sendo lá, também, criada a Associação Brasileira de Turismo Rural – ABRATURR, associação representativa do segmento em âmbito nacional e uma das entidades membro do Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo.     Logo após, no Estado de São Paulo, na região de Mococa, nos fins dos anos 80, surgiu um movimento pioneiro que formatou a primeira rota rural nacional, reunindo algumas das mais tradicionais propriedades rurais que ofertava cavalgadas, hospedagem, dia no campo e gastronomia típica. No começo da década de 90, no espaço rural mineiro e posteriormente, às atividades turísticas rurais foram reconhecidas em todo o país e passaram a ser praticadas em outros Estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, propagando-se rapidamente pelo restante do país.

Atualmente a realidade do negócio Turismo Rural no Brasil nos aponta que este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo uma vez que alem de valorizar os valores rurais, diversifica a economia regional, pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; diversifica a  oferta turística gera novas oportunidades de trabalho e agrega valor ao produto primário por meio da verticalização da produção.

Percebe-se também a eficiência com que o Turismo Rural Brasileiro vem alcançando contribuindo para o alargamento das fronteiras turísticas e a conseqüente interligação com os segmentos já existente, surgindo como elemento de ação e destes novos caminhos, rotas e atrativos trabalhados atualmente no país.

Diante de um universo de mais de dez mil empreendimentos que oferecem Turismo Rural hoje no Brasil, em pelo menos 16 dos Estados da Federação, é preciso que se estimule este segmento através de mecanismos eficazes de desenvolvimento, promoção e comercialização desses produtos turísticos.

Nosso desafio para o ordenamento do segmento é colossal, mas colossal também é nossa disposição para seguir avante com as mudanças e melhorias desta importante atividade.

Seguem várias bibliografias em anexo que podem auxiliar neste entendimento do turismo rural 

 

Reinventar o turismo rural em Portugal

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Viabilidade e sustentabilidade do turismo rural/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. SESCOOP Brasília, 2002. CDU- 379.85:316.334.55

VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE DO TURISMO RURAL

Turismo Rural Tendências e Atualidades

Turismo Rural em Las Americas


Estudo de avaliação do setor de turismo desenvolvido no espaço rural do Distrito Federal e em áreas específicas do entorno. Brasília: Sebrae/DF. 2007. 144 p. 1. Micro e Pequenas Empresas. 2. Turismo Rural. 3. Diagnóstico. 4. Distrito Federal. 4. Título. CDU 379.85(813.8)

Ecoturismo: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008. 60 p. ; 24 cm. Coleção com nove volumes. Inclui bibliografia. 1. Programa de Regionalização do Turismo. 2. Natureza, preservação. 3. Roteiro turístico, Brasil. 4. Atividade turística. 5. Recurso natural. I. Título.

Boletim Brasil Turismo Rural 2020

Atas do VIII CITURDES - Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável: “Turismo Rural em Tempos de Novas Ruralidades” Chaves (Portugal), 25-27 de Junho de 2012. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Pólo de Chaves Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) Organizadores: Prof. Dr. Artur Cristóvão e Prof. Dr. Xerardo Pereiro (UTAD-CETRAD) ISBN: 978-989-704-055-9

INTERCONTINENTAL DECLARATION RURAL TOURISM

Guiá Essencial de Turismo Rural del Estado de Puebla 2022

O turismo no meio rural é uma atividade econômica crescente na América Latina e no Caribe (ALC) que constitui uma das alternativas propostas para alcançar o desenvolvimento rural, dadas as inúmeras vantagens que traz para seus habitantes em relação à diversificação de renda, geração de novos empregos e valorização da cultura agrícola rural, entre outros benefícios. Para uma adequada articulação entre a agricultura e o turismo nos territórios rurais, é necessário introduzir instrumentos metodológicos inovadores que estimulem a participação do maior número de atores, para que, em conjunto, pactuem e planejem o desenvolvimento do turismo com um horizonte curto, médio e longo prazo. Além disso, é necessário fortalecer as capacidades dos habitantes rurais, de agentes de desenvolvimento e governos locais, na identificação e valorização dos recursos e atrativos do território, na conceção de produtos turísticos competitivos e na elaboração e execução de projetos. Tendo em vista esses propósitos, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) propõe a utilização de um instrumento de planejamento territorial para o turismo rural, originalmente desenvolvido pelo Programa Leader da União Européia e que foi adaptado para aplicação em territórios de LACA.

DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO TURISMO RURAL NO BRASIL

Organización Mundial del Turismo (2020), Recomendaciones de la OMT sobre Turismo y Desarrollo Rural – Una guía para convertir el turismo en una herramienta de desarrollo rural efectiva, UNWTO, Madrid, DOI: https://doi.org/10.18111/9789284422210.

TURISMO RURAL O QUE É - ABRATURR 2006

PLANO AÇÃO TURISMO RURAL 2002

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURISMO RURAL 2003

OFICINA DE PLANEJAMENTO TURISMO EM GOIÁS

ARTIGO TURISMO DE CAMPO TURISMO RURAL 2005

RETROSPECTIVA TURISMO RURAL MERCADO E EVENTOS

© 2023 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.