O Brasil é um país de inquestionável tradição produtiva rural diversificada composta por belas paisagens, cultura e gastronomia que proporcionam experiências inesquecíveis e permite a diversificação do trabalho rural. Outrora as atividades do mundo rural eram focadas no trabalho produtivo braçal, mas agora não mais, pois a diversidade e as inovações tecnológicas trouxeram ferramentas que poupam o esforço físico humano, dão maior precisão e eficiência produtiva, tornando-se acessível às mulheres e jovens em geral e transformando o turismo rural em uma vitrine da valorização rural.
O Turismo Rural agrega novos fatores de inclusão, na medida em que gera opções de trabalho seja na produção de alimentos, meios de hospedagem, comercialização de produtos artesanais, uso de tecnologias de comunicação e comercialização. Sendo relevante também a elevação dos níveis de relacionamentos interpessoais que o Turismo Rural traz valorizando os saberes e a cultura local, integrando pessoas, gerando cidadania e despertando o sentimento de pertencimento, fomentando o surgimento de novas formas de trabalho e geração de renda.
A experiência turística rural é uma tendência atual, ou seja, além de belas paisagens, hospedagens confortáveis, momentos de lazer e gastronomia, o turista atual busca vivenciar novas experiências e sensações diferentes de sua vida cotidiana através de visita às áreas produtivas ou às áreas naturais, bem como também a participação em rodas de prosa, causos, músicas, artes, festividades típicas etc.
Reconhecendo o potencial do Turismo Rural no Brasil nasce a idéia da Feira Nacional de Turismo Rural, quando de uma reunião no Trem da Serra, um recanto rural no Distrito Federal que amigos da Associação Brasileira de Turismo Rural ABRATURR Nacional e do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural se encontraram.
Em São Paulo com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, administradora do Parque da Água Branca local do evento, a idéia floresceu. Nasceu assim a primeira Feira Nacional de Turismo Rural e o 1o. Seminário Nacional de Turismo Rural.