Santa Catarina é um estado brasileiro conhecido por suas belas paisagens naturais e pela diversidade de opções turísticas. O turismo rural é uma das alternativas mais procuradas pelos visitantes que desejam conhecer a cultura, a gastronomia e as tradições locais. No estado, as atividades turísticas rurais começaram a se desenvolver no município de Lages, com o surgimento dos primeiros empreendimentos turísticos no espaço rural no brasileiro, organizados para o mercado como produtos turísticos integrados. Graças a esse movimento pioneiro, o município foi batizado de a Capital Nacional do Turismo Rural. Existem diversas regiões em Santa Catarina que oferecem opções de turismo rural, onde os viajantes podem se hospedar em pousadas ou casas de campo, participar de atividades típicas do campo e desfrutar da tranquilidade do ambiente rural. A capital Florianópolis, como acontece com Porto Alegre, também oferece opções de turismo na sua área rural.
Pela diversidade e riqueza de seu patrimônio rural, e natural as iniciativas de turismo rural em SC, multiplicaram-se nestes últimos anos e a distribuição geográfica dos empreendimentos turísticos rurais guardam uma estreita relação com as condições naturais e históricas da região. Desde a tradicional experiência no Município Joinville, na Estrada Bonita, um roteiro para visita e aquisição de produtos coloniais e a Associação de Agroturismo Ecológico a Acolhida na Colônia: Nas Encostas da Serra Geral nos Municípios de Anitápolis, Grão Pará, Gravatal, Imbituba, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima e São Bonifácio; Na Serra Catarinense nos Municípios de Alfredo Wagner, São Joaquim e Urubici; No Vale dos Imigrantes nos Municípios de Agrolândia, Agronômica, Rio do Sul, Lontras e Ibirama; No Encantos do Quiriri no Município de Campo Alegre; Na Regional de Ituporanga nos Municípios de Atalanta, Aurora e Vidal Ramos; Regional de Ibirama nos Municípios de Apiúna, Ibirama, Presidente Nereu e Witmarsum e na Serra do Rastro no Município de Lauro Muller tendo como produto de origem ofertado os alimentos agroecológicos, as experiências exitosas de formação de redes, associações e turismo comunitário.
O oeste catarinense também é uma região com opções de turismo rural interessantes para os visitantes que buscam experiência no campo. Entre as principais opções destacam-se a Rota do Vinho, no Município de Abelardo Luz, que oferece visitas a vinícolas e degustações de vinhos e espumantes produzidos na região, e a Rota das Cachoeiras, no Município de Chapecó, que oferece opções de trilhas ecológicas, banhos de cachoeira, pescaria e vivências rurais Na atualidade, uma das regiões mais famosas para o turismo rural em Santa Catarina é o Vale Europeu, localizado no Vale do Itajaí, compõem esse roteiro os Municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Com forte influência da imigração europeia, o Vale Europeu oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer pequenas comunidades rurais, degustar comidas típicas, visitar vinícolas e participar de atividades como trilhas, passeios de bicicleta, cervejarias artesanais, alambiques, entre outros.
Outro produto bastante procurado é o Roteiro de Turismo Rural Caminhos da Querência no Município de São João do Sul, que oferece uma viagem pelas tradições, aromas e sabores rurais com o dia a dia do campo, vivência das tradições, colheita das frutas frescas direto do pé. Regalos do Interior no Município de Lajeado Grande; Rota da Coxilha Rica no Município de Lajes; Visita ao Alambique no Município de Luiz Alves e Circuito das Araucárias em São Bento do Sul. O turismo rural em Santa Catarina oferece aos viajantes a oportunidade de conhecerem e vivenciarem a cultura local, desfrutando da tranquilidade e das belezas naturais do campo. Assim, como no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina a estrutura de propriedade rural, em geral, de pequeno porte facilita a oferta e diversificação de experiências, sejam elas gastronômicas, ecológicas ou de aventura, no espaço rural.
Lei Turismo Rural n 9035 de 2021 de Joinville SC | |
Lei Turismo Rural n 9035 de 2021 de Joinville SC |