A Organização Mundial do Turismo (OMT) declarou 2020 o ano do "Turismo e Desenvolvimento Rural" para comemorar o Dia Mundial do Turismo, mas a pandemia global do vírus SARSCov-2 paralisou a mobilidade humana e a economia internacional, gerando uma de suas piores crises no mundo.Muitas leituras podem ser feitas sobre esse fenômeno disruptivo, que, no entanto, abriu uma oportunidade inédita. Afinal, todos estavam diante da oportunidade de redefinir a atividade turística a partir das coordenadas mais precisas para as comunidades receptoras e que geram experiências significativas com impacto positivo nas vidas. de turistas.
Com muitas nuances, próprias de cada cultura, de cada território e momento histórico, o turismo rural se mostrou uma ferramenta de valorização dos recursos do meio rural (cultura, paisagens, tradições, histórias, etc.), gerando oportunidades para as comunidades locais, especialmente para jovens e mulheres; e atrair turistas com maior nível de consciência sobre as suas motivações para viajar e a forma como esta se relaciona com a natureza e a cultura. É precisamente no turismo rural que procuram satisfazer estas motivações, que procuram fugir à superlotação e ligar-se ao espaço natural.
Reconhecendo tal realidade representantes de vários países se reuniram na Rede Intercontinental de Turismo Rural uma iniciativa proposta pelo Instituto Brasil Rural fruto da iniciativa denominada "Rede de Turismo Rural" que fomentou desde o ano de 2015 várias redes de turismo rural e elaboraram a Declaração Intercontinental de Turismo Rural. Cabe ressaltar que esta iniciativa de redes teve como princípio fomentador o acordo de cooperação Instituto de Turismo Rural e IICA inicialmente denominada como Rede Interamericana de Turismo Rural
INFORMATIVO REUNIÃO INTERAMERICANA | |
Declaração Intercontinental de Turismo Rural | |
INTERCONTINENTAL DECLARATION RURAL TOURISM | |
INTERCONTINENTAL DECLARATION RURAL TOURISM |