Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR


 

As mudanças climáticas e a perda de biodiversidade têm atingido escala global. A humanidade está enfrentando enormes desafios ambientais que estão intimamente relacionados com a forma como usamos nossas terras, o que têm cada vez mais pressionado o universo rural.

 

Por isso transformar práticas cotidianas, construindo um mundo rural produtivo que atenda a demanda global resiliente e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 tem conquistado o interesse das pessoas, dos governos e das empresas no mundo todo.

 

Aqui trazemos à luz do contexto de nossa atuação o conceito do Rural Interpretativo e Regenerativo que incorpora também os conceitos de uma Agricultura Regenerativa e de um Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR que tem o intuito de contribuir para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos assim o utópico futuro comum.

 

A adoção de princípios do TRIR permite-nos trazer para mesa de discussão questões que além de serem fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor, afetam diretamente os resultados das empresas de turismo rural e consequentemente do mundo produtivo rural.

 

Certamente o entendimento de uma sociedade rural regenerativa vai além de uma sociedade rural  sustentável e tem como objetivo neutralizar o impacto gerado no passado, promovendo uma noção de repor o que foi explorado e reconstruir o que foi danificado, maximizando  assim o impacto positivo neste caso  interligando uma nova visão das atividades produtivas rurais e da prestação de serviços turísticos rurais.

 

A Agricultura Regenerativa foi um conceito criado nos anos 80 nos EUA pelo fundador do Rodale Institute que que tinha como propósito inicial recuperar o conhecimento indígena sobre práticas baseadas na natureza e conectar estes conhecimentos ao conhecimento científico atuais, para assim produzirmos culturas agrícolas em escala sem prejudicar o meio ambiente a longo prazo.

 

Uma das técnicas que exemplificam a prática da agricultura regenerativa é a adoção do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), que viabiliza a redução de custos, o ganho duplo de produtividade e de sustentabilidade e propicia o aumento da produção sem aumentar a área da fazenda.

 

Em resumo, a agricultura regenerativa atua sobre a premissa de melhorar ativamente o bem estar do solo, os ciclos da água, a biodiversidade, a saúde do ecossistema, os ciclos do carbono e a resiliência sócio-econômica, aumentando a capacidade de sequestro e estoque de carbono, incorporando questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras.

 

Na nossa visão Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR é uma lógica diferenciada que valoriza o turismo em empreendimentos rurais que serão aqueles cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocados em primeiro plano, reconhecendo também a relevância dos fatores ESGcolocando o conceito de “investimentos responsáveis“ como fator decisivo na alocação de recursos e que deve se intensificar doravente.

 

Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR deve ser reconhecido como sendo uma ferramenta que transformam os princípios básicos voltados para fatores ambientais sociais e de governança. E as empresas que não se adaptarem a este novo cenário Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR ficarão para trás.

Turismo y región: una mirada global al desarrollo sostenible

TURISMO RURAL INTERPRETATIVO E REGENERATIVO

TURISMO RURAL COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: SISTEMATIZAÇÃO DE CASOS NA PARAÍBA

Turismo Rural e Natural: Um caminho regenerativo preconizando a integração com o poder legislativo

© 2022 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.