As mudanças climáticas e a perda de biodiversidade têm atingido escala global. A humanidade está enfrentando enormes desafios ambientais que estão intimamente relacionados com a forma como usamos nossas terras, o que têm cada vez mais pressionado o universo rural.
Por isso transformar práticas cotidianas, construindo um mundo rural produtivo que atenda a demanda global resiliente e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 tem conquistado o interesse das pessoas, dos governos e das empresas no mundo todo.
Aqui trazemos à luz do contexto de nossa atuação o conceito do Rural Interpretativo e Regenerativo que incorpora também os conceitos de uma Agricultura Regenerativa e de um Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR que tem o intuito de contribuir para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos assim o utópico futuro comum.
A adoção de princípios do TRIR permite-nos trazer para mesa de discussão questões que além de serem fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor, afetam diretamente os resultados das empresas de turismo rural e consequentemente do mundo produtivo rural.
Certamente o entendimento de uma sociedade rural regenerativa vai além de uma sociedade rural sustentável e tem como objetivo neutralizar o impacto gerado no passado, promovendo uma noção de repor o que foi explorado e reconstruir o que foi danificado, maximizando assim o impacto positivo neste caso interligando uma nova visão das atividades produtivas rurais e da prestação de serviços turísticos rurais.
A Agricultura Regenerativa foi um conceito criado nos anos 80 nos EUA pelo fundador do Rodale Institute que que tinha como propósito inicial recuperar o conhecimento indígena sobre práticas baseadas na natureza e conectar estes conhecimentos ao conhecimento científico atuais, para assim produzirmos culturas agrícolas em escala sem prejudicar o meio ambiente a longo prazo.
Uma das técnicas que exemplificam a prática da agricultura regenerativa é a adoção do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), que viabiliza a redução de custos, o ganho duplo de produtividade e de sustentabilidade e propicia o aumento da produção sem aumentar a área da fazenda.
Em resumo, a agricultura regenerativa atua sobre a premissa de melhorar ativamente o bem estar do solo, os ciclos da água, a biodiversidade, a saúde do ecossistema, os ciclos do carbono e a resiliência sócio-econômica, aumentando a capacidade de sequestro e estoque de carbono, incorporando questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras.
Na nossa visão Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR é uma lógica diferenciada que valoriza o turismo em empreendimentos rurais que serão aqueles cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocados em primeiro plano, reconhecendo também a relevância dos fatores ESG, colocando o conceito de “investimentos responsáveis“ como fator decisivo na alocação de recursos e que deve se intensificar doravente.
Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR deve ser reconhecido como sendo uma ferramenta que transformam os princípios básicos voltados para fatores ambientais sociais e de governança. E as empresas que não se adaptarem a este novo cenário Turismo Rural Interpretativo e Regenerativo TRIR ficarão para trás.
Turismo y región: una mirada global al desarrollo sostenible | |
Turismo y región: una mirada global al desarrollo sostenible |
TURISMO RURAL INTERPRETATIVO E REGENERATIVO | |
TURISMO RURAL INTERPRETATIVO E REGENERATIVO |
TURISMO RURAL COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: SISTEMATIZAÇÃO DE CASOS NA PARAÍBA | |
TURISMO RURAL COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: SISTEMATIZAÇÃO DE CASOS NA PARAÍBA |
Turismo Rural e Natural: Um caminho regenerativo preconizando a integração com o poder legislativo | |
Turismo Rural e Natural: Um caminho regenerativo preconizando a integração com o poder legislativo |