Uma grande referência em turismo rural é o estado do Rio Grande do Sul, com atividades que tem suas raízes na cultura agrícola e pecuária com propriedades rurais espalhadas por todo o território. Pioneiro em produtos experienciais, o estado fortaleceu um novo conceito de turismo rural no Brasil, principalmente com a oferta de experiências em pequenas propriedades familiares colonizadas por imigrantes europeus
O turismo rural do Rio Grande do Sul nos últimos anos vem se transformando em grande destaque nacional graças à diversidade e qualidade de equipamentos prestadores de serviços turísticos no interior que beneficia a diversificação da oferta de produtos com foco na ruralidade. No entanto, foi apenas a partir da década de 1990 que a atividade começou a ganhar destaque no estado.
O diferencial local foi embasado na valorização da cultura local, onde é possível conhecer os costumes locais e encontrar uma ampla variedade de atrações, como passeios de trator, visitas a vinícolas, degustação de vinhos e queijos, hospedagem em casas de campo e pousadas, vivência de vindima das uvas, bem como participar de experiências locais únicas, como participar da prova do mate e vivenciar o cotidiano do campo experimentando o churrasco junto ao fogo chão sentindo o calor humano e hospitaleiro do gaúcho na roda de chimarrão.
Se mostrando como uma opção de lazer cada vez mais procurada, tanto por gaúchos quanto por visitantes de outros estados e países, a oferta de atividades relacionadas à vida no campo, aliada à beleza natural da região, tem conquistado cada vez mais adeptos e contribuído para o desenvolvimento econômico das áreas rurais do estado.
Uma das principais regiões turísticas rurais do Rio Grande do Sul é a Região da Uva e Vinho, uma zona turística brasileira. Destaque do turismo rural na Serra Gaúcha é o roteiro Vale dos Vinhedos, para os Municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, nesta região as vinícolas abriram suas portas para receber turistas interessados em conhecer o processo de produção de vinhos e degustar os produtos locais. Além disso, diversas propriedades rurais oferecem hospedagem em casas coloniais ou pousadas temáticas. Porém nesta região turística muitos outros Municípios se destacam na atividade como André da Rocha, Antonio Prado, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Marau, Novo Araça, Novo Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, São Vendelino, Serafina Côrrea, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria e Vista Alegre da Prata.
Porém, muitas outras regiões que se destacam como a Campanha Gaúcha, famosa pela criação de gado bovino e novo destino da vitivinicultura nacional e do oliviturismo nesta região turística do Pampa Gaúcho em Municípios como, Aceguá Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Santana do Livramento os visitantes têm a oportunidade de conhecer fazendas centenárias e participar de atividades como passeios a cavalo e ordenha de vacas neste roteiro também batizado pela SELT RS como Caminho Farroupilha Cultura & Tradição Gaúcha.
Nova região turística, no extremo norte do Estado está despontando no turismo rural. A Região Alto da Serra do Botucaraí que se destaca não só pelo pelas pedras preciosas como também pela forte tradição gaúcha nos Municípios Barros Casal, Campos Borges, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval e Soledade oferecem lindas paisagens e áreas de lazer.
A Costa Doce outra região turística consagrada anteriormente somente como destino de Sol e Praia traz a sua ruralidade como um novo diferencial, transformando-se em um destino de grande identidade do turismo rural gaúcho nos Municípios de Arambaré, Arroio Grande, Arroio do Padre, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande do Sul, Chuí, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Jaguarão, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Mostardas, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu. Destaque para os roteiros Morro de Amores situado no Município de Morro Redondo, que proporciona experimentar as simplicidades da colônia e experiência rural diversificada nos arroios que contornam lindos morros e para Roteiro Olivais da Serra dos Tapes que engloba também o Município de Canguçu que oferece vivências gastronômica e a história do azeite.
Dos roteiros mais antigos de turismo rural no Estado, vários estão situadas na Região do Vale do Taquari como os Caminhos dos Moinhos, Caminhos da Forqueta, Vale Encantado, Rota da Erva-Mate, Rota Germânica, Caminho da Imigração entre outros. Nos Municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encanto, Estrela, Fazenda Vila Nova, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália. Explorados com base em diversos eixos temáticos conforme o roteiro e localidade, as comunidades preservam os costumes, a história, a cultura, a religião e a gastronomia o que dá à região características únicas.
Existem no estado várias regiões que consorciam sua beleza natural ou aptidão turística para eventos com a ruralidade como por exemplo na região serrana no norte do estado, conhecida como Campos de Cima da Serra propriedades rurais também oferecem pouso, cavalgadas, vivências tropeiras e alimentação típica para um grande fluxo turístico que visita os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral nos Municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria. E na Região das Hortênsias, destino mais visitado do Rio Grande do Sul pelos grandes eventos, diversidade turística e qualidade na prestação de serviço também na ruralidade dos Municípios de Canela, Gramado, Picada Café, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis com seu roteiro Berço do Cooperativismo entre outros.
Por fim, vale apontar Porto Alegre Rural, um destino rural na capital do Rio Grande do Sul que valoriza a ruralidade e os costumes com possibilidade de cavalgadas e piqueniques nas Cabanhas entre outras tantas experiências, bem como relembrar que o estado além capital também tem investido na melhoria da infraestrutura turística nas regiões mais procuradas para o turismo rural, como a região da Serra Gaúcha, com a construção de novas estradas, sinalização turística e a criação de novos atrativos turísticos.
Mais Informações
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/42
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/29
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/50
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/43
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/41
https://www.turismo.rs.gov.br/turismo/regiao/visualizar/40
Turismo Rural Gaúcho: Diagnóstico das Propriedades Rurais Cadastradas | |
Turismo Rural Gaúcho: Diagnóstico das Propriedades Rurais Cadastradas |
1 Infográficos Turismo Rural RS | |
1 Infográficos Turismo Rural RS Infográficos textos visuais explicativos e informativos que tem como principal função informar sobre TR RS |
2 Infográficos Turismo Rural RS | |
2 Infográficos Turismo Rural RS Infográficos textos visuais explicativos e informativos que tem como principal função informar sobre TR RS |
3 Infográficos Turismo Rural RS | |
3 Infográficos Turismo Rural RS Infográficos textos visuais explicativos e informativos que tem como principal função informar sobre TR RS |