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Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

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PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO

A Organização Mundial do Turismo estimou que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o universo rural, sendo uma das atividades potenciais das próximas décadas. Com crescimento anual de aproximadamente 6%   responde a uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados.

No Brasil, detecta-se um percentual muito maior de crescimento, tanto no número de empreendimentos quanto ao de consumidores, e também prevê que o número de produtos ofertados aos turistas aumentará notadamente, nos próximos anos e em destinos ainda não reconhecidos como é o caso do Estado do Rio Grande do Norte. O Panorama  Empresarial do Turismo Rural tem como objetivo o desenvolvimento e o crescimento da atividade no Brasil. 

UM MISTÉRIO A SER DESVENDADO: PANORAMA DO TURISMO RURAL BRASILEIRO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DINÂMICA RURAL Andreia Maria Roque 1. Luis Bramante 2. Flora Naide Maglio 3. info@brasilrural.tur.br RESUMO: A maior parte do trabalho legislativo realizado pela Comissão de Meio Ambiente, (CMA) no Senado do Brasil, em 2011, foi voltado para o debate do novo Código Florestal, que gerou controvérsias e desacordos, envolvendo temas referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP) e uso destas pelo Turismo Rural e Ecoturismo. Também, este ano, o Senado Brasileiro foi palco do projeto de Lei que legaliza a atividade do Turismo Rural e todas estas ações exigiram um profundo processo de reflexão. O objetivo deste estudo foi trazer a pauta este tema, colaborando com a elaboração do Panorama do Turismo Rural Brasileiro 2011. ABSTRACT: Most of the legislative work undertaken by the Environment Commission (MAC) in the Senate of Brazil in 2011, was devoted to discuss the new Forest code , which generated controversy, and disagreements. Involving issues related to the Permanent Preservation Area (APP) and the use of these rural tourism and ecotourism. Also, this year, Brazil hosted the Senate bill that would legalize the activity of rural tourism, and all these actions demanded an interesting process of reflection. The objective of this study was to bring this issue agenda, collaborating with the Report of the Brazilian Rural Tourism 2011. PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas; Brasil, Turismo Rural

PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL BRASILEIRO 2010 A Organização Mundial do Turismo estimou que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o universo rural, sendo uma das atividades potenciais das próximas décadas. Com crescimento anual de aproximadamente 6% responde a uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia a cultura e a experiência nos novos destinos visitados. No Brasil, o IDESTUR – Instituto de Pesquisa do Turismo Rural detecta um percentual muito maior de crescimento, tanto no número de empreendimentos quanto ao de consumidores, e também prevê que o número de produtos ofertados aos turistas aumentará notadamente, nos próximos anos e em destinos ainda não reconhecidos como é o caso do Estado do Rio Grande do Norte. O lançamento destes dados ao SEBRAE Nacional parceiro e solicitante destes dados será feito em Novemebro

A Organização Mundial do Turismo estima que o Turismo Rural seja um segmento com grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para este segmento. A mesma fonte indica que o Turismo Rural apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%, o que denota uma nova tendência global, onde o turista não mais deseja ser um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, que efetivamente vivencia experiências únicas.











PANORAMA EMPRESARIAL DO TURISMO RURAL 2010

SEMINÁRIO PANORAMA EMPRESARIAL 2010

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by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
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