Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





Turismo Rural em Números

TURISMO RURAL BRASIL: Pensando o Futuro

www.institutobrasilrural.org.br 


O Brasil é rural é a diversificação das atividades produtivas e comerciais do mundo rural, incluindo a agroindústria e o setor de serviços, é um dos sinais históricos mais relevantes do século XX, acentuado, nas últimas décadas, com a redução dos subsídios estatais, o fortalecimento da agricultura para o consumo interno, bem como, o fortalecimento das atividades econômicas pluriativas, entre elas, o turismo.


Daí que, a geração das rendas rurais não-agrícolas (IRNAS) e de empregos rurais não-agrícolas (ERNAS) são categorias, que ao longo dos últimos anos, são comumente utilizadas para descrever a situação produtiva da ruralidade.


Por sua vez, o turismo é uma atividade que sofre mudanças e inovações constantes, em função das novas exigências da demanda e da contínua e acirrada competitividade dos mercados. Em virtude dessa realidade, o setor, vêm seguindo uma tendência de especialização no que diz respeito à oferta de produtos cada vez mais segmentados com a finalidade de atender às necessidades de demandas específicas , dentre os quais, no o turismo rural, que despontou com incontestável potencial.


O turismo rural é uma atividade dinâmica, em plena ascensão, com amplos desafios, que concentra cada vez mais, investidores, recursos e trabalhadores. Constitui uma cadeia natural produtiva que envolve, distintos atores e depende de serviços especializados, tais como, a hospedagem, alimentação, lazer, entre outros.


Apresenta-se, como instrumento, que por si só, mobiliza diversos setores produtivos e contribui com a circulação de renda ao longo da cadeia de valor que protagoniza, com grande alcance social, que possibilita a diversificação e geração de empregos para diferentes segmentos da sociedade; Potencializa o reconhecimento dos atrativos rurais e reflete uma perspectiva esclarecedora do ambiente natural, rural e daqueles produtos feitos na roça.


E tem seu crescimento explicado por duas razões: a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.


O Brasil priorizou o turismo rural como uma estratégia de baixo impacto e alto potencial de desenvolvimento sustentável, já que dinamiza o processo produtivo, diminui migrações, fixa o homem ao campo, garantindo assim, emprego e investimentos. Porém, foi somente na década de 80 que a atividade começa a ser reconhecido como economicamente rentável, mas, ainda praticada por poucos empreendimentos e solitários.


Voltadas, principalmente à valorização do campo e comprometidas com suas tradições de resgate e promoção do patrimônio cultural e natural da comunidade rural, têm-se notícia, no município de Lages, Santa Catarina, do surgimento dos primeiros empreendimentos turísticos rurais objetivando a elaboração de uma rede empresarial produtiva. Graças a esse movimento pioneiro, o município foi batizado de Capital Nacional do Turismo Rural.


Atualmente, a realidade do negócio Turismo Rural Brasileiro, aponta este, como segmento que funciona como dínamo regional, que pode diversificar a economia pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios, intimamente relacionados, tanto com o agronegócio, como com fazendas históricas, engenhos de açúcar, agricultura familiar, e com o turismo em base comunitária.


Atualmente tem-se notícias das atividades de Turismo Rural em todas as regiões do Brasil  ( Link  Panorama Turismo Rural 2021: Versão Preliminar)  


https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mtoNlN1Gr_QX-GRWA6LfqZFBJCl7kkt7whZMlHFx4mg/edit?usp=sharing



Porém, com território de 851,487 milhões de hectares (ha), o Brasil  atualmente segundo o último Censo Agropecuário (IBGE 2017), tem um total de 5,3 milhões estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 442 milhões de hectares, ou seja, cerca de 41% da área total do país, sendo que ¼ desta terra agrícola é ocupada por 0,3% do total de propriedades rurais no Brasil (15,6 mil propriedades); enquanto outro ¼ é ocupado por 77% de propriedades rurais menores (até 3,9 milhões).





© 2021 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.