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Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

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Estudos Múltiplos Cadeia Produtiva do Turismo Rural


RETRATO DO TURISMO RURAL NO BRASIL SEBRAE os produtos do estudo retrato do Turismo rural no Brasil, com foco nos Pequenos Negócios pretendem prover informações e possibilitar reflexões que permitam compreender a complexidade do ambiente do Turismo rural, podendo, assim, atuar de forma efetiva no segmento, por intermédio de soluções adequadas ao desenvolvimento sustentável dos seus pequenos negócios, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural das comunidades. retrato do Turismo rural no Brasil, com foco nos Pequenos Negócios é um conjunto de estudos e pesquisa composto por etapas. Ambiente Legal aborda a normalização do Turismo e aponta o deslocamento do Turismo rural para o mundo agrário, uma vez que sua especificidade é estar comprometido com a produção agropecuária realizada no empreendimento rural. Legislação traz as normas que impactam diretamente na atividade de Turismo rural e em seu ator principal – o agricultor familiar e/ ou empreendimento rural familiar e/ou produtor/trabalhador rural. Incentivos aborda a oferta de crédito e o fomento às atividades da segmentação do Turismo rural no âmbito do Turismo. os estudos apontam que não há um alinhamento entre a norma e a prática. o empreendedor de Turismo rural (agricultor familiar, empreendedor familiar rural, produtor rural, trabalhador rural) é o centro de uma cisão da falta de especificidade no ordenamento jurídico (trabalhista, previdenciário, comercial, tributário, fiscal e sanitário) que possa compor um ambiente normativo de Turismo rural. A ausência de um tratamento legal específico para o Turismo rural desafia a competitividade, pois a singularidade da produção e da prestação de serviços não é considerada pela legislação.A etapa Eventos Nacionais e Internacionais identifica e caracteriza os principais eventos dedicados ao Turismo rural no Brasil e no mundo. Já em Mídias Institucionais e Segmentadas,encontra‐se a lista das mídias de Turismo rural e as que abordam a temática rural e o turismo de modo geral. A Oferta Turística realiza levantamento, identificação e registro dos principais atrativos, serviços e equipamentos e infraestrutura de apoio ao Turismo rural. Para a elaboração deste estudo, foram utilizadas bases de dados e informações oficiais do ministério do Turismo. Nesta edição, identificam‐se 122 empreendimentos genuinamente de Turismo rural, em 10 estados brasileiros. Já o Perfil Empresarial utiliza pesquisa com base em amostra de conveniência retirada do catálogo da oferta Turística. A pesquisa, em sua distribuição por unidades da Federação, reflete a disposição geográfica dos empreendimentos, em que as regiões Sul e Sudeste têm a maior concentração dos empreendimentos pesquisados, quem é o empreendedor e como são os negócios de Turismo rural no Brasil.

Um estudo sobre cadeia produtiva do turismo rural nasce com objetivos muito concretos: Fortalecer iniciativas de desenvolvimento sustentável; Prover conhecimento e informações técnicas: Aprimorar, meios, instrumentos e estratégias de intervenções; Democratizar as oportunidades econômicas, sociais e culturais entre outras possíveis ações. As atividades turísticas rurais são atividades turísticas, mas, também, são e devem ser consideradas atividades inerentes e agregadoras ao universo agroindustrial brasileiro, por isso, este estudo priorizou o reconhecimento de dados e análises das ações de mercado, a partir de levantamentos de informações do universo turístico rural, interagindo com análises, a partir da “Metodologia para Estudos das Relações de Mercado em Sistemas Agroindustriais”, formulada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura IICA, com a finalidade de identificar, analisar e acompanhar aspectos pouco conhecidos e avaliar possíveis cursos de ações. Estes aspectos consistem, basicamente, nas estruturas de governança e de mercado.

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by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
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