Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Manual de Boas Práticas do Turismo Rural

Apresentação


O Turismo Rural gera Cidadania e fomenta o trabalho, empregos e renda no meio rural e entorno. As atividades turísticas rurais envolvem pessoas, clientes e prestadores de serviços, equipamentos, procedimentos que formam a cadeia produtiva do setor de Turismo, inclusive as organizações públicas locais. Desta forma, uma abordagem sistêmica de condutas mínimas para se alcançar atitudes sustentáveis do turismo rural é de grande importância e valia, ao planeta Terra. 

Para a Organização Mundial do Turismo-OMT, o desenvolvimento sustentável do turismo é um processo contínuo que requer monitoramento constante dos impactos, introduzindo-se medidas preventivas ou de correção de rumo que a atividade poderia causar, e a implantação de ações de manejo sustentável que minimiza possíveis impactos negativos e maximiza os benefícios potenciais da atividade econômica que não para de crescer.

As organizações públicas e privadas envolvidas com as atividades de turismo rural frente a esta realidade devem procurar sistematizar e controlar suas atividades, incorporando várias práticas sustentáveis, de maneira a proverem atividades de turismo rural de forma responsável, conforme as normas específicas e a legislação vigente.

Reconhecemos se tratar de caminho longo a percorrer e necessário para se alcançar o destino da qualidade, responsabilidade, identidade e sustentabilidade, como condutas mínimas aqui propostas e redigidas de forma simples, para maior entendimento de todos, a ser aplicada aos tipos e portes de empreendimentos a serem adequados a diferentes condições geográficas, culturais e sociais como políticas públicas.

Essa abordagem recomenda os requisitos mínimos para o comprometimento de todos, tendo por finalidade elencar e assegurar, de maneira consistente, a prática responsável de atividades desenvolvidas pelo segmento turístico no meio rural que oferece momentos de lazer no campo. 

O Brasil é ofertante em potencial de atividades turísticas rurais em mais de 16 Estados da Federação e o Distrito Federal, devido à sua inquestionável tradição produtiva rural diversificada e suas belas paisagens, cultura e gastronomia inesquecíveis. O despertar para o tema, objetiva fortalecer e impulsionar as atividades, aliando proposições estratégicas de desenvolvimento sustentável, com preservação ambiental e natural. 

Este estudo proposto pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural-Brasil Rural teve início em 2017, ano apadrinhado como o "Ano do Turismo Sustentável” durante os debates da Câmara Setorial de Turismo Rural, vinculada à Secretaria de Turismo, do Estado de São Paulo, objetivando elencar condutas mínimas a serem adotadas, inicialmente, pelos membros da Associação Paulista de Turismo Rural com a participação de entidades representativas do Conselho Estadual de Turismo-CONTURESP, pesquisadores e parceiros. Porém, pela importância do tema, outros Estados e entidades associativas participantes da Rede da Associação Brasileira de Turismo Rural-ABRATURR Nacional adentraram ao debate. Merecendo destaque especial a Associação Pernambucana de Turismo Rural-APETURR e o Sindicato Rural do Distrito Federal e Entorno-RURALTUR, que organizaram espaços de debates sobre o tema em seus eventos estaduais. Bem como, grupo de colaboradores formado por técnicos, pesquisadores, empresários e interessados de maneira geral, que participaram de debates presenciais ou por redes de internet. 

Este material apresentado de modo didático propõe ações no universo do Turismo Rural que atendam à definição estabelecida pelo Ministério do Turismo do Brasil-MTUR como sendo: “O conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Atitudes sustentáveis e boas práticas contribuem para aumentar a sustentabilidade da atividade econômica turística. Propriedades rurais de vanguarda em várias localidades do Brasil já adotaram alternativas e as práticas sustentáveis usufruem dos resultados positivos como reconhecimento do seu público consumidor e da comunidade local. 

As ações de sustentabilidade contribuem não só para a proteção ambiental, mas também para a valorização do empreendimento por parte do público-alvo, pelo entendimento do conceito ambientalmente correto adotado, economicamente sustentável e que promove ações em prol da cultura e do desenvolvimento social.Acredita-se que por meio da leitura deste manual de atitudes e práticas sustentáveis, praticar as ações sugeridas beneficiará positivamente a atividade.

Neste primeiro documento, serão elencadas as atitudes sustentáveis para  o ambiente no Turismo Rural, sendo a dimensão sociocultural e econômica, elementos dos próximos materiais de uma série sobre procedimentos a serem adotados em alinhamento do segmento e suas modalidades específicas.

Conheça a seguir as boas práticas e atitudes de sustentabilidade ambiental no turismo rural, analise, adote e proponha sempre novas ações que possam levar ao caminho da qualidade com responsabilidade empresarial. Identifique os impactos a serem minimizados e as ações que podem ser adotadas e que potencializam o negócio no campo. 


Um abraço e boa leitura. 


Andréia Roque


© 2019 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.