Instituto Brasil Rural

  • português
  • español
  • english
Principais Atividades

Turismo no Espaço Rural

Guia Rural

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Estudo Preliminar da cadeia produtiva do Turismo Rural No Brasil

Confraria Ruarl





II CINTURR 2020

 CINTUR 22-24 DE OUTUBRO 2020


Caros Amigos do Turismo Rural, 
Queremos colocar para conhecimento de todos que devido a excepcional situação que vivemos neste momento provocado pela Pandemia COVID-19 e seguindo as indicações das autoridades sanitárias ficou decidido tomar a medida de adiar a Conferência Intercontinental de Turismo Rural para 22 - 24 de Outubro de 2020.  O CINTURR que acontecerá em comemoração ao tema proposto pela OMT Organização Mundial do Turismo para 2020 - Turismo e Desenvolvimento Rural será um momento importante para seguirmos trabalhando pelo Turismo Rural. Atenderemos de forma normal todas as consultas através do site do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural Brasil Rural www.institutobrasilrural.org.br e por e-mail info@institutobrasilrural.org.br.Conscientes da gravidade da situação e da responsabilidade que todos temos neste momento, agradecemos pelo vosso apoio e colaboração.

Comissão Organizadora e Apoiadores


Dear Rural Tourism Friends,
We want to inform everyone that due to the exceptional situation caused by the Pandemic COVID-19 and following the instructions of the health authorities, it was decided to postpone the Intercontinental Rural Tourism Conference to 22 - 24 October 2020. The CINTURR that will take place to commemorate the theme proposed by the WTO World Tourism Organization for 2020 - Tourism and Rural Development will be an important moment for us to continue working for Rural Tourism. We will continue to answer all queries in a normal way through the website of the Rural Tourism Development Institute Brazil Rural www.institutobrasilrural.org.br and by email info@institutobrasilrural.org.br. Aware of the seriousness of the situation and the responsibility that we all have at the moment, we thank you for your support and collaboration.

Organizing Committee and Supporters



Para debater o tema escolhido pela OMT para 2020  " Turismo e Desenvolvimento Rural” o Brasil ira sediar a 2a. CINTURR


Inscrições gratuitas mas espaços limitados. Ingressos 

https://www.eventbrite.com.br/e/ii-cinturr-tickets-93986838163?aff=CINTURR


TEMÁTICA CENTRAL

 "TURISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL

 CENÁRIOS, DESAFIOS E SOLUÇÕES”  

Link de Inscrição Gratuita mas espaço limitado.Garanta sua vaga

https://www.eventbrite.com.br/e/ii-cinturr-tickets-93986838163?aff=CINTURR

                                 16 a 18 de Abril de 2020

LOCAL ECA-USP  Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Localizado em: Universidade de São Paulo Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-020 Campus: Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira

PROMOTOR


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL BRASIL RURAL Nascido para ser o instituto executor de ações de responsabilidade (social, econômica e ambiental) do turismo rural, em 2008 instituto assume para si a demanda em defesa da regulamentação do turismo rural no país. Com afinco, levanta a bandeira com êxito, aprova no Congresso Nacional e obtém a sanção parcial da Presidência da República, em 2015 o projeto de lei em prol do turismo rural. Após intensas ações de conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento nacional, a lei reconhece direitos e deveres, ampliando as oportunidades aos investidores e empreendedores que produzem o turismo rural.


APOIADORES: 


ABRATURR NACIONAL Associação Brasileira de Turismo Rural - é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 21 de dezembro de 1994, na cidade de Lages, Estado de Santa Catarina, legalmente constituída em 29 de fevereiro de 1996. Atualmente está sediada na cidade de Fortaleza- Ceará.


ABRATURR SP Associação Paulista de Turismo Rural uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 10 de  setembro de 2000, e atualmente está sediada na cidade de S. Roque 


AMIGO COMUNICACAO INTEGRADA Localizada em SP a AMIGO e uma empresa que possui destacado papel no mercado nacional do turismo.


APRECESP Associação das Prefeituras das Cidades Estancia do Estado de SP e uma entidade privada, criada  em 1985 com objetivo de representar os interesses e trabalhar para o desenvolvimento do turismo.


ECA USP A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo, é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão.

REDE MULHERES RURAIS DO TURISMO RURAL Rede colaborativa de mulheres representantes de vários Estados da Federação com objetivos comuns de debater ações, desafios e proposições para novas diretrizes do turismo rural no Brasil.


SETUR SP Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo é uma instituição pública criada no dia 1º de janeiro de 2011 tem como função promover o turismo como atividade econômica de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o Estado. 


SENAC SP O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. É uma das principais instituições de ensino de São Paulo, oferecendo Cursos Livres, Técnico, Graduação, Pós-graduação, Extensão e In Company.

EVENTOS PARALELOS

  • Reuniões Institucionais Um momento de debates e encontros sobre o Tema OMT 2020 Turismo e Desenvolvimento Rural. 
  • Reunião Associações Um momento institucional entre representantes mundiais
  • Encontros Temáticos Um momento de reflexão e debate sobre temas atuais e/ou inovadores que permitem ao participante adotar um novo modelo de ação e pensamento no turismo rural mundial 
  • Visitas de Experiências Roteiros Rurais;  com objetivo de conhecer o universo do turismo rural, ambiental e cultural, visitas técnicas serão propo


PROGRAMAÇÃO  16/04/2020 - AUDITÓRIO CENTRAL ECA USP 

08h00 - 09h00  ABERTURA Comemorando o Tema da OMT 2020: Turismo e Desenvolvimento Rural Lançamento do POD CAST Turismo Rural “ Cenários do Turismo e Desenvolvimento Rural: ODS Agenda 2030”

09h00 às 09h30  Turismo Rural e Produção Associada ao Turismo: Relações, Similaridades e Possibilidades Fátima Fongaro Bacharel em Lazer e Turismo pela USP, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, proprietária da consultoria Encantos do Campo Turismo & Arte, gestora institucional da ASTUR - Associação de Turismo de Socorro-SP, consultora pela ABET Agência Brasileira de Desenvolvimento Turístico e membro da equipe GKS Inteligência Territorial.

09h30- 10h00  Turismo Rural em São Paulo Vanilson Fickert, diretor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo SETUR SP

10h00-10h30  Como Interligar Governança: Programas de Governo e Turismo Rural Sandro Cobello, Bacharel em Ciências Contábeis e pós graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (ECA USP SP 2007) é chefe da divisão de Turismo no município de São Roque -SP 

10h30-11h00  Turismo de Prateleira: Redes de Cooperação  Valéria Andrade de Thomaz graduada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, com mestrado em Turismo (EACH/USP), desde 2017 atua como docente no curso de Turismo do Senac.


11h30-12h00   Como Ser Sustentável:  Manual de Práticas Sustentáveis e Boas Práticas no Turismo Rural Zezé Zago  Biomédica, gastrônoma, especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, especialista em gestão da segurança de alimentos Empresaria da Fiori de Luce.


12h00 - 14h00 Almoço 


14h00-14h30 Tendências do Turismo Rural no Brasil. Isabela Sette Expert em Turismo e Projetos  Mestre em Turismo pela USP, possui especialização em Gestão Pública e Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR/MG e integrou a equipe de consultores da Fundação Getúlio Vargas no projeto “Índice de Competitividade Turística”. É sócia e consultora da Turismo 360 Consultoria e atua em projetos diversos ligados ao planejamento e desenvolvimento turístico.

14h30-15h00  Turismo e Identidade Rural. Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz  Professora Dra. da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz  Expert em Desenvolvimento Territorial Rural pelo turismo Turismóloga, Geógrafa e Pedagoga, Mestra em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. 


15h00-15h30 Turismo Rural e Hospitalidade 5.0 Jessica Kobayashi  e Turismo do Estado de São Paulo e Conselheira do Conselho de Turismo da Fecomercio - SP. Coordenadora de Desenvolvimento das áreas de Turismo e Hospitalidade do Senac São Paulo.

15h30-16h00  Turismo Rural no Brasil e Mundo, Retrospectiva Histórica do Processo de Formação. Marcela Moro Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação. Consultora técnica na área de turismo, planejamento turístico, desenvolvimento de projetos em turismo, roteirização turística, estudos e pesquisas e desenvolvimento de material técnico para a área de turismo. Diretora de Turismo Município de Jundiai SP


16h00-16h30 Como Inovar: Ecogastronomia Rotas Cênicas e novos Projetos Ana Carolina Borges Pinheiro Bacharel em Turismo e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é Consultora na área de turismo e desenvolvimento local. Atuando como consultora credenciada ao SEBRAE-MT e docente do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro-SP. Sócia da A1 Soluções em Turismo e Sustentabilidade, empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de soluções estratégicas e metodológicas para o planejamento, gerenciamento estratégico e execução de projetos na área de desenvolvimento local e de turismo sustentável.


16h30 -17h00 Como Repensar e Revolucionar o Turismo Rural: Reconhecimento da Realidade e Inquietudes da Evolução Tatiana Heidorn Doutoranda e Mestra em Ciências. Especialista em Educação Ambiental. Professora de Geografia, Turismo e Robótica.




17h00-17h30 Comunicação: Ferramenta Estratégica Turismo Rural. Luiz Henrique Miranda Expert em Comunicação Bacharel em Comunicação Social e Publicidade com mais de 30 anos de Experiência na área. Empresário Comunicador da AMIGO Comunicação Integrada, empresa que tem o Turismo Rural como uma das atividades de expertise.


17h30-18h00 Observatorio de Turismo Como Meio de Planejamento e Desenvolvimento:Turismo Rural Rosangela Custodio Cortez Thomaz. Pos Doutorado em Turismo pela Universidade Santiago de Compostela e Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo no Espaço Rural CENEPP/UNESP Campus de Rosana e Luciana Pereira de Moura Carneiro Doutora pela Universidade de Compostela e Líder do Grupo de Estudos em Hospitalidade e Lazer. 


18h00-18h30 Paraiba: Turismo Rural Criativo em Prol do Desenvolvimento Rural. Regina Lucia de Medeiros Amorim gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE PB. Formada em Economia com Mestrado em Território Sustentável pela Universidade de Valencia na Espanha pela Universidade Corporativa do SEBRAE


18h30-19h00 Projetos de Inovação e Criatividade no Turismo Rural de GO. Andrea Carneiro Empresaria Rural do Projeto Na Natureza. Coordenou a Carteira de Projetos de Turismo e Gastronomia SEBRAE GO


19h00 Encerramento do Dia: Conclusões Gerais “ Preparação Carta Turismo Rural e Desenvolvimento Rural : Diretrizes do Turismo Rural 2020”


17/04/2020 Sexta-Feira  - AUDITÓRIO CENTRAL  

08h00-09h00 PALESTRA MAGNA TURISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL  TEMA OMT 2020. Representante da OMT debatendo o Tema Turismo e Desenvolvimento Rural ( em confirmação). 

09h00-12h00 MESA TURISMO DESENVOLVIMENTO RURAL: TURISMO RURAL 2020Palestrantes da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Portugal (outros em confirmação) se encontram para debater nesta mesa redonda seus destinos, tendências, realidades, políticas públicas, negócios, marketing promocional, inovação tecnologia e muito mais 

PARTICIPANTES   ( em confirmação )

FLÁVIA VITÓRIA DE JESUS Cabo Verde Coordenadora Geral do Projeto “Semeando Soberania. Produção de Sementes Crioulas ; Assessora de Inclusão Produtiva e Gênero  e  Assessoria para Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural, Social, Sustentável. 

GRACIELA INES GALLO - Argentina é originária de uma nova escola de inovação do turismo rural é uma expert nas atividades de desenvolvimento territorial pelo turismo e comunidades. Atuante profissional de turismo na Argentina traz para esta mesa experiência de inovação, de movimentos associativos, universidades e inovação do turismo rural. Universidade de Buenos Aires UBA e Programas de Inovação

JUAN MANUEL PERALTA Argentina Expert em Desenvolvimento Territorial pelo Turismo Rural e Comunidades e  Movimentos  Associativos pela Universidade Blas Pascal  com especialização em Turismo Rural Comunitario. 

KARINA SOLHA ECA-USP BRASIL , Professora Dra. da USP Coordenador do Curso de Turismo ECA USP. Karina Solha é estudiosa das  Tendências do Turismo Rural do Brasil é livre-docente na área de especialidade Desenvolvimento do Turismo, com a tese “Trajetória do turismo rural em São Paulo: um segmento em construção". Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Estuda temáticas do turismo rural, planejamento e gestão de destinos turísticos. 

LICIO VALERIO LIMA VIEIRA Professor Dr. em Geografia (UFS/2010) Coordenador do Mestrado em Turismo do IFS. Líder do grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura.Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS/2000) e Graduado em Geografia (UFS/1996). Foi Superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe.


MILAGROS OCHOA. Diretora do Escritorio de Turismo do Peru no Brasil. Vinculada ao Ministerio de Comercio Exterior e Turismo com mais de 25 anos de experiencia em estratégias planejamento. Formada em Adminsitracao Hoteleira com Especializacao em Comercio Exterior e Pôs Graduada em Comunicação e MKT. Atualmente desenvolve no Brasil o Trabalho de posicionamento  do Peru  em coordenação com a PROMPERU.

VALTER ROBERTO LIMA E SILVA -  Cabo Verde, é originário da Ilha de Santo Antão em Cabo Verde, considerada um berço do desenvolvimento territorial rural pelo turismo, Valter atualmente é uma das representações políticas mais reconhecidas no arquipélago, por trazer a pauta o turismo sustentável e inclusivo. Participante de vários acordos de cooperação internacional, traz à pauta a importância do envolvimento mundial para o desenvolvimento da atividade. Poder Público de Cabo Verde 

Coordenadora da Mesa 

ANDREIA ROQUE, Expert reconhecida em políticas públicas e desenvolvimento rural. Atua em projetos estratégicos de Turismo Rural, Sustentabilidade, Responsabilidade Ambiental e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Engenheira Agrônoma, Mestre em Desenvolvimento Rural e Doutoranda em Saúde e Ambiente. Coordena o Instituto Brasil Rural de Desenvolvimento Sustentável e Turismo Rural (IDESTUR) liderando Planos de Desenvolvimento Territorial Rural na América Latina atendendo o setor privado, Governos Estaduais, Municipais, Bancos de Desenvolvimento e Organismos/Entidades Internacionais. Participa de associações e entidades representativas de classe. Membro do Conselho ABRATURR Nacional. Conselho Nacional de Turismo MTUR e Câmara Setorial da Secretaria de Agricultura.

12h00-14h00 ALMOÇO

14h00 às 16h00  ENCONTROS TEMÁTICOS: DIRETRIZES DO TURISMO RURAL 2020. Temas abordados:MEXENDO A TERRA Construção de um modelo para o Turismo Sustentável e inclusivo ADUBANDO Desenvolvimento Territorial pelo Turismo Rural: Educação Capacitação e Formação SEMEANDO Políticas Públicas, Legislação e Terceiro Setor IRRIGANDO Atitude Empreendedora AMADURECENDO Tendências: O que fazer daqui para frente e COLHEITA Perspectivas Futuras. Coordenado pela Rede Mulheres Rurais do Turismo Rural ( Facilitadoras/ Organizadoras):  

Carolina Bortoleto Rodrigues: Possui graduação em Tecnólogo em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac (1998). Atualmente é consultora CENTRO DE APOIO AO TRABALHADOR e prestadora de serviços - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante

Cintia Tomie Suguino Possui pós graduação em Gestão Mercadológica de Turismo e Hotelaria pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Tecnologia em Hotelaria pelo Senac Ceatel (1998). Tem experiência na área de Planejamento e Gestão de Turismo e Hotelaria, com ênfase em Turismo e Hotelaria.Instrutora na empresa SENAR/SP e Sebrae SP.

Cirlene Brandão Estudou MBA Gestão em Recursos Humanos na instituição de ensino FMU. Trabalhou como Gestora Projeto de Turismo Rural do SESCOOP  é Instrutora na empresa SENAR/SP e Sebrae SP

Marcia Azeredo Expert em Políticas Públicas é Gerente de Relações Institucionais na empresa Aprecesp. Trabalhou como Diretora de Turismo da Prefeitura da Estância Climática São Bento do Sapucai. Estudou na instituição de ensino Centro Universitário Senac - Campos do Jordão

Silvia LacerdaEstudou MBA Gestão em Recursos Humanos na instituição de ensino FMU. Instrutora na empresa SENAR/SP e Sebrae SP

16h00-17h00 Debates e Apresentação “ Carta Turismo Rural e Desenvolvimento Rural : Diretrizes do Turismo Rural 2020"

17h00 Encerramento

DIA: 18/04/2020 VISITAS TÉCNICAS – Das 8h00 às 16h00

ATIVIDADES PARALELAS 

  • Circuito das Frutas  e Sao Roque: Roteiro Rural 

© 2020 Instituto Brasil Rural - Todos os direitos reservados
by Guest   Fotos Pisco Del Gaiso
He went on to produce his own watches a few years later, and replica watches the Rolex name came about in 1908. In about 1920 he moved to Bienne, Switzerland to open Montres Rolex S.A., which is when everything really begun. Just six years later the brand's hallmark product family would be released. One thing is notably absent from the 1926 Rolex Oyster replica watches. The trademark crown logo is missing. Rolex didn't come up with the crown logo until the early 1930s, but you can see that on one of the pieces the Rolex name was presented in the same font and style that it is in today. You'll also notice the replica watches uk fluted bezel, which is also a hallmark of Rolex design on today's Datejust and Day-Date models (among others) This was part of replica watches the patented water-resistance system employed in the Rolex Oyster. Hermetically sealed, the Rolex Oyster was innovative not just for being able to be taken into the water, but for resisting a range of replica watches sale liquids and particles such as dust from entering the case.